Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mais de sete mil promesseiros devem estar na corda durante procissão do Círio, aponta Dieese


Mais de sete mil promesseiros devem estar na corda durante procissão do Círio, aponta Dieese

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico do Pará (Dieese), divulgou nesta quinta-feira, 10, um estudo em que mostra que esse ano a tradicional procissão de promesseiros na corda deve atingir o total de 7.542 pessoas puxando a Corda da Berlinda no Círio 2019.

As medições feitas em 2001 pelo departamento e Diretoria da Festa de Nazaré, revelam que por metro linear de Corda só cabem 12 pessoas em média, segurando a corda - sendo seis de cada lado. Com isso o número de promesseiros na corda em 400 metros atinge no máximo 4.800 pessoas, se juntarmos a este total os 342 promesseiros que estarão nas cinco estações e no núcleo da cabeça, teremos um total de 5.142 promesseiros, segurando a corda, as Estações e o núcleo da cabeça.

Segundo os dados, se forem somados o total de promesseiros que vão segurando a Corda (4.800 pessoas), àqueles que colocam mão sobre mão, o total de pessoas alcança no máximo 7.200 promesseiros. Juntando a estes 7.200 promesseiros, os 342 promesseiros que estarão no Núcleo da Cabeça e nas cinco Estações (342 pessoas) teremos então um total máximo de 7.542.

Durante mais de uma década até 2005, as Cordas utilizadas tanto na Trasladação como Círio foram confeccionadas na Paraíba. No período de 2006 até 2011 as mesmas passaram a serem confeccionadas em Salvador na Bahia.

A partir do Círio 2012 a fabricação das Cordas passou a ser feita em Santa Catariana. As Cordas que serão utilizadas tanto na Trasladação como no Círio 2019 já estão em Belém.

Os dados acima mostram a grandiosidade de um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré, a corda do Círio. Portanto é imprescindível que a mesma chegue inteira até o final da procissão, na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

Fonte: Dieese




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.