Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Bolsonaro diz a Biden antes de reunião que 'por vezes' vê ameaça à soberania sobre Amazônia

Presidente brasileiro viajou para Los Angeles (EUA) a fim de participar da Cúpula das Américas, encontro que reúne chefes de Estado e de governo da região.


Bolsonaro diz a Biden antes de reunião que 'por vezes' vê ameaça à soberania sobre Amazônia

Na presença de jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro fez nesta quinta-feira (9) uma manifestação prévia ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antes do encontro bilateral, privado, entre os dois.

Bolsonaro viajou para Los Angeles (EUA) a fim de participar da Cúpula das Américas, encontro que reúne chefes de Estado e de governo da região.

Sentado ao lado de Biden, Bolsonaro disse que, "por vezes", o Brasil sente ameaçada a soberania da Amazônia. Ele defendeu a legislação ambiental brasileira e disse que "brevemente" o país se tornará "um dos maiores exportadores de energia limpa via hidrogênio verde".

"Por vezes, nós nos sentimos ameaçados na nossa soberania naquela área. Mas o Brasil preserva muito bem o seu território", afirmou.

Ele admitiu "dificuldades" em relação ao meio ambiente. "A questão ambiental, temos nossas dificuldades, mas fazemos o possível para atender aos nossos interesses e também, por que não dizer, a vontade do mundo. Mas, como disse, somos um exemplo para o mundo na questão ambiental", afirmou.

Antes da fala de Bolsonaro, Biden disse a ele que o Brasil fez "sacrifícios reais" para proteger a Amazônia e que o restante do mundo deveria ajudar a financiar a preservação da floresta. Segundo Biden, preservar a Amazônia é uma "responsabilidade internacional" porque o mundo se beneficia da proteção da floresta.

Bolsonaro também disse ao colega norte-americano que 85% da Amazônia são preservados, que a legislação ambiental é "bastante rígida" e que o governo faz o possível para cumpri-la.

Mas dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que em abril, pela primeira vez na história, os alertas de desmatamento na Amazônia ultrapassaram 1 mil km². Em relação a abril de 2021, o número de alertas quase dobrou, segundo o Inpe.

Bolsonaro e Biden falam durante a Cúpula das Américas — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no Pará, no Brasil e no mundo siga @ograndenews no Instagram.

Faça parte dos nossos grupos de noticiais no Whatsapp! Clique aqui!






Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no Pará, no Brasil e no mundo siga @ograndenews no Instagram.

Faça parte dos nossos grupos de noticiais no Whatsapp! Clique aqui!





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.