Na intenção de manipular os resultados das eleições em São Miguel do Guamá, pesquisa é publicada em site de Belém em nome de instituto nacional
Diante
da acirrada disputa eleitoral em São Miguel do Guamá, o candidato Eduardo Pio X
(MDB) publica pesquisa duvidosa usando nome de instituto nacional (DATAFOLHA),
quando na verdade a pesquisa foi realizada pelo já conhecido e tendencioso
Instituto DATAILHA sediado em São Luiz do Maranhão e encomendada por uma
empresa de Marabá.
A
pesquisa foi divulgada pelo PORTAL ROMANEWS, ontem, 07 novembro, às 19:30h, com
o seguinte texto retirado da matéria tendenciosa: “O candidato a prefeito Eduardo Pio X (MDB) está na frente
na corrida à Prefeitura de São Miguel do Guamá, cidade do nordeste paraense,
apontou pesquisa do Instituto DataFolha”.
Interessante
que, analisando a pesquisa anterior, IMPUGNADA e publicada pelo próprio
candidato Eduardo Pio X, que tinha, duvidosos 58% dos votos válidos e diante da
atual, também, DUVIDOSA o mesmo cai estatisticamente para 57% nas intensões de
votos.
Interessante
também, relacionar a suposta ligação do Instituto DATAILHA ao PCdoB, diante de
supostas denúncias e inúmeros processos relacionados ao favorecimento aos
candidatos ligados aos partidos ou apoiados pelo mesmo.
O
Portal O Grande News após investigar a empresa (ONE CLUB DE TURISMO),
responsável pela encomenda da pesquisa, questiona o fato de mesma que tem sede
no Município de Marabá e que é uma empresa de turismo se sentir interessada nos
resultados eleitorais do Município de São Miguel do Guamá.
Os eleitores precisam ficar atentos ao efeito
que se pretende gerar quanto a tantos resultados duvidosos e publicados por pesquisas.
Consideramos também a margem de erro nos resultados que por muitas eleições
foram desapontados por pesquisas “encomendadas” para querer e tentar manipular
a consciência e as convicções dos eleitores.
Vejamos, neste contexto de vieses, metodologias
diversas e efeitos demográficos precisam ser levados em consideração e é sempre
bom avaliar quem quer ganhar a qualquer custo.
O espaço para surpresa é enorme e já vimos
esse quadro em eleições BRASIL à fora.
É aconselhável sempre acreditar naquilo que se vê e que se conhece.
COMENTÁRIOS