Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,17/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Homem tem colapso pulmonar por uso de vape: “Achei que fosse morrer”

O britânico acordou com dores agudas no peito e pensou estar tendo um ataque cardíaco. Médicos afirmam que vape é o responsável pelo quadro

Metrópoles
Homem tem colapso pulmonar por uso de vape: “Achei que fosse morrer”

Ao acordar com dores agudas no peito, o pescador britânico Jordan Snowdon, de 29 anos, acreditou que estava sofrendo um ataque cardíaco. Ele foi hospitalizado com colapso pulmonar e descobriu que a lesão aconteceu por uso excessivo de vape.

Há cinco anos, em busca de uma alternativa que acreditava ser menos prejudicial, Snowdon trocou os cigarros tradicionais pelos eletrônicos. Ele conta que usava o vape esporadicamente mas, a partir de 2022, o hábito se intensificou devido ao tédio. No auge do vício, o pescador sempre estava com um cigarro eletrônico na mão e não tinha intenção de parar.

Em março, enquanto estava na casa de sua mãe, Snowdon acordou com uma “dor aguda” no peito e dificuldade para respirar.

“’Me senti cansado, então deitei na cama e adormeci. Acordei com uma dor aguda. Parecia que alguém tinha agarrado meu coração, então gritei a minha mãe. Eu não conseguia falar ou respirar direito, caí no chão e pensei que estava tendo um ataque cardíaco”, relata, em entrevista ao jornal The Sun. “Estava com muito medo e pensei que fosse morrer naquele momento”, diz.

Os exames revelaram que ele sofreu um colapso do pulmão direito (pneumotórax), que ocorre quando há um buraco no pulmão por onde o oxigênio escapa. Por causa disso, o ar fica preso no espaço entre o órgão e a parede torácica. Os médicos consideram que o vape foi responsável pela lesão, e informaram o jovem que ele pode levar meses ou até anos para se recuperar totalmente.

Normalmente, o colapso dos pulmões é causado por ferimentos à bala, fraturas de costelas e caminhadas em altitudes ultra-elevadas. No entanto, o uso de cigarro eletrônico também está fortemente ligado à lesão.

Colapso pulmonar severo

“Os médicos disseram que eu precisava de um raio-X de emergência imediatamente e confirmaram que o meu pulmão direito tinha entrado em colapso. Os especialistas afirmaram que foi um dos piores quadros que já tinham visto e que meu pulmão estava como quando você pega um pacote de batatas fritas e tira todo o ar”, conta Jordan.

O pescador lembra ainda que quando mencionou o uso do vape, os médicos apontaram que ele se enquadrava em todas as três categorias de colapso pulmonar espontâneo já que ele é alto, magro e fumante.

“’Eles disseram que isso aconteceu por causa do cigarro eletrônico. Comecei a chorar muito quando soube que meu pulmão colapsou. Sou pescador de carpa e adoro porque ajuda a minha saúde mental. Pensei que nunca mais conseguiria pescar”, lamenta.

Pesquisas anteriores sugeriram que pessoas altas e magras e que passaram por um período de rápido crescimento quando crianças correm maior risco de desenvolver pneumotórax por conta do alongamento adicional exercido sobre os pulmões durante o forte surto de crescimento.

Jordan passou por uma cirurgia e teve um dreno de sucção de 12 ml inserido no peito para ajudar a manter o pulmão inflado. Ele recebeu alta no dia 15 de abril e agora se recupera em casa.

“O que aconteceu mudou minha vida. É devastador. As pessoas precisam largar os vapes e parar de fumar. É moda no momento, mas ninguém está prestando atenção nos perigos. Se eu soubesse o que poderia ter acontecido, nunca teria tocado em um vape na vida”, afirma o pescador.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.