Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saiba as diferenças entre migrante, imigrante e emigrante

roma news
Saiba as diferenças entre migrante, imigrante e emigrante

Após o resgate e identificação dos corpos encontrados em um barco à deriva no Rio Caeté, em Bragança, no Pará, os corpos que já foram identificados são de migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e Mali.

Além das semelhanças na maneira como escrevemos esses três termos, existem especificidades sobre o significado de cada uma dessas palavras, que fazem como que seu significado seja diferente.

Vamos entender o significado, as diferenças e semelhanças entre os conceitos.

Emigrante

Um emigrante é alguém que toma a decisão de deixar seu país de origem e estabelecer-se em um novo país. Essa escolha pode ser influenciada por uma série de fatores, como a busca por melhores oportunidades econômicas, educacionais ou um ambiente mais seguro e estável.

Emigrantes podem sair de seu país de origem temporariamente, como estudantes em um intercambio ou trabalhadores temporários, ou permanentemente, ao decidir estabelecer sua vida em outro lugar.

Por exemplo, um emigrante pode ser um profissional de TI que decide deixar seu país natal, o Brasil, para trabalhar em uma empresa de tecnologia no Canadá, buscando melhores condições de trabalho e um salário mais alto. Outro exemplo seria uma família que emigra da Síria devido à guerra e à instabilidade, procurando refúgio e um futuro mais seguro na Alemanha.

Os emigrantes enfrentam desafios significativos ao deixar seu país de origem, como a adaptação a novas culturas, línguas e costumes. Além disso, podem enfrentar dificuldades no processo de obtenção de vistos, residência ou autorização de trabalho no novo país.

Imigrante

Um imigrante é alguém que se muda para um novo país com a intenção de viver lá, seja temporária ou permanentemente. Essa mudança pode ser motivada por diversas razões, como a busca por melhores oportunidades de trabalho, educação, reunificação familiar ou fuga de situações de conflito, ou instabilidade em seu país de origem.

Por exemplo, um imigrante pode ser um médico que se muda da Índia para os Estados Unidos em busca de melhores condições de trabalho e remuneração. Outro exemplo seria um estudante da Nigéria que se muda para a França para cursar um mestrado em uma universidade de prestígio. 

Um terceiro exemplo seria uma família da Venezuela que se muda para o Brasil em busca de uma vida mais estável e segura, longe da crise econômica e política de seu país natal.

Migrante

Um migrante é uma pessoa que se desloca de um lugar para outro, geralmente em um país ou entre países, em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho, educação ou para escapar de situações adversas, como conflitos ou desastres naturais. 

O termo ‘migrante’ abrange tanto os emigrantes, que deixam seu país de origem, quanto os imigrantes, que chegam a um novo país.

Por exemplo, um migrante pode ser um trabalhador agrícola que se desloca dentro do seu país, como do nordeste para o sudeste do Brasil, durante a safra de colheita em busca de trabalho temporário. Outro exemplo seria uma pessoa que se muda de um país da União Europeia para outro, como de Portugal para a Alemanha, em busca de melhores oportunidades de emprego.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.