Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cientistas desenvolvem pirulito capaz de diagnosticar câncer de boca

Pirulito feito de hidrogel consegue coletar proteínas que servem como biomarcadores do câncer de boca

Metrópoles
Cientistas desenvolvem pirulito capaz de diagnosticar câncer de boca

Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, estão desenvolvendo um pirulito capaz de detectar o câncer de boca antes que os pacientes apresentem os sintomas.

Atualmente o diagnóstico do câncer de boca é feito a partir da avaliação de sintomas, com a confirmação por biópsia. O pirulito seria uma opção rápida e indolor para o paciente.


O pirulito desenvolvido é feito com um hidrogel inteligente. A ideia é que o paciente chupe o pirulito para transferir amostras de saliva para o hidrogel.

O material armazenaria proteínas que, em seguida, seriam analisadas em laboratório para que fosse avaliado se elas são biomarcadores de câncer.

“Os hidrogéis inteligentes têm um potencial realmente interessante para diagnosticar o câncer de boca. Eles podem ser facilmente moldados em formas sólidas para ‘capturar’ proteínas na saliva. Estamos muito entusiasmados em iniciar a próxima fase deste projeto”, afirma a professora Ruchi Gupta, uma das idealizadoras do projeto, em comunicado à imprensa.

Os principais fatores de risco são o uso crônico de álcool e tabaco, uso de cachimbos e hábitos de mascar fumo, além de deficiência imunológica.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.