Seja bem vindo
São Miguel do Guamá,29/03/2024

  • A +
  • A -

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/ograndenews/www/app/materia.php on line 38

Cenário político 2.0

Crônicas do Grande

Gente… antes de mais nada, adianto a vocês que amo montar cenários políticos (É válido ressaltar que me refiro aos políticos, aqueles que concorrem a cargos e precisam de estratégias, certo?!).

Para mim a política é um jogo, me entenda!

Como num reality, a exemplo do Big Brother Brasil que encerrou recentemente, muitas das vezes quem entra “cancelado”, com uma imagem negativa, acaba se destacando no decorrer de sua trajetória, isto aconteceu com o Arthur Aguiar participante na edição deste ano. Na política também é muito comum, mais adiante veremos alguns exemplos.

Na minha ótica quem vence não é o melhor, não é o que mais trabalhou e sim o melhor jogador, o que melhor conseguiu convencer. Se você olhar para as duas últimas eleições no Município de São Miguel do Guamá-PA vai entender muito bem esta dinâmica.

No ano de 2016, o Prefeito Cacau tentando uma reeleição com a reputação em alta; Antônio Doido até então desconhecido politicamente e Eduardo Pio X tentando pela segunda vez. Quem ganhou? Antonio Doido. Já em 2020, Antônio Doido tentando a reeleição com um "mundo" de obras inauguradas na gestão e autoconfiança, mesmo assim não conseguiu a reeleição. O mesmo Cacau, que por estar mal nas pesquisas nem veio candidato em 2020, eleição que teve Eduardo como vencedor.

Sacou que nem sempre o melhor, o que mais trabalhou, o que mais investiu, vence?

Diante dos fatos, fica claro que quem ganha a eleição é quem melhor se articulou, aquele que conseguiu entender o que é contemporâneo e peculiar àquele momento. Cacau Guamá ganhou uma eleição com um PowerPoint, que inclusive eu fiz parte da equipe, algo improvável, até então.

Na eleição passada não integrei nenhuma equipe marketing de campanha e de fora se vê com nitidez quem estava mais preparado para ganhar a eleição, lembre-se que quem ganha não é o melhor, campanha não se faz com o coração, com lágrimas, elas podem até aparecer, mas como parte da estratégia do plano de ação. O coração deve ser para aqueles que irão abraçar o projeto, o eleitor, o torcedor, aquele que levanta a bandeira.

Bora lá… hora de montar os cenários

Cenário 01

Hoje temos o Ex-Prefeito Antonio Doido em pré-campanha para Deputado Federal; a Vice-prefeita Ana da Saúde que acabou de sair do posto de Secretária de Assistência Social e Eduardo Pio X no poder. Vejamos!!!

O que se fala nos bastidores é que, a Vice-prefeita anda há fio de cabelos de romper com Pio X. Todo mundo sabe que Ana da Saúde goza das benesses do Dr. Daniel Prefeito de Ananindeua, que já se espera como sucessor de Helder Barbalho a cadeira de Governador do Estado e que conta com a Vice na representatividade do Guamá.  Assim, pode-se entender que ou Eduardo Pio X a leva de como Vice na futura campanha e cumpre com os acordos ou terá Ana como adversária no próximo pleito.

O que se viu até aqui, Eduardo usando a boa reputação da Vice para pegar carona e a Vice que se beneficiou da máquina para realização das ações.

Caso Ana seja uma candidata, já se pode ver que terá força e leva com tranquilidade seus 5.000 votos, porque atraí para si boa parte do eleitorado do atual mandatário, caso fique numa eventual reeleição ao lado do grupo, deixa de agregar ou seja, uma faca de dois gumes.

Cenário 02

Por outro lado, têm Antônio Doido e suas possibilidades. Caso conquiste a cadeira de Deputado Federal, já está nítido que o Doido lançará sua esposa Andrea Dantas ao cargo de Prefeita. Neste cenário, Andrea chega com seu público seleto, fiel e sedento de poder e com o respaldo de um Deputado Federal. Caso o Doido não conquiste a cadeira de Federal, ele será o Candidato e neste caso, vejo que é questão de honra, isso não significa está eleito, pois como falei no início, campanha se decide dentro dela e ganha quem tem a melhor estratégia.

Com a polarização do eleitorado, Doido Vs Eduardo o cenário não deve alterar tanto deixando os dois lados com a mesma margem, colocando a Vice-prefeita mais uma vez como fiel da balança nas próximas eleições.

Cenário 03

Quem também tem aparecido ascendência é o Vereador Dr. Cláudio, que com certeza deve aparecer como vice de alguém nos pleitos futuros.

Lembre-se, que as eleições Municipais serão em 2024 e que o que foi falado aqui são conjecturas, hipóteses, que partem de uma visão monocrática, onde não representa a opinião de ninguém, além deste colunista.

Cenário 04

Fazer conjecturas é pensar nas mais remotas situações que podem decidir ou até mesmo levar a população e os políticos à cena de reflexão.

Nosso último cenário pode apresenta possibilidades remotas, porém, se materializadas poderão trazer conforto político para ambos.

Vejamos! Eduardo Pio X é o Prefeito e Antonio Doido Pré-Candidato a Deputado Federal, em uma hipótese, podendo considerar o Doido eleito e quem sabe uma possível conjuntura em 2024 de Eduardo Prefeito e Andrea Dantas vice, vai que cola! É isso que eu chamo de conforto político em uma eleição com a certeza da vitória; desta forma, mediante acertos de em 2026 Eduardo é o candidato a Deputado Estadual com apoio do grupo do Doido, o que lhe daria uma cadeira cativa e dois anos de mandato de Prefeita à Andrea Dantas, que pode concorre à reeleição com nome único de peso no Município em 2028 e ter mais 4 anos de mandato.

Talvez seja improvável e absurdo, mas imagine comigo o quanto isso seria um xeque-mate na situação. 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login