Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,19/04/2024

  • A +
  • A -

Corpus Christi: conheça significado do feriado desta quinta-feira


Corpus Christi: conheça significado do feriado desta quinta-feira

Hoje é dia de Corpus Christi. O feriado celebra um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia, realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A comemoração faz parte do calendário da Igreja Católica e sua criação remonta ao século XIII. A expressão Corpus Christi é originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”.

O feriado ocorre 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pois a Última Ceia teria sido realizada nesse dia da semana. Outro ponto para a celebração do Corpus Christi é o fato de ocorrer após o Domingo da Santíssima Trindade.

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário da Igreja Católica e também de algumas igrejas anglicanas, mas não é lembrada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia, entre outros.

Inclusive, a Festa de Corpus Christi de Capanema, no nordeste do Pará, será reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, nesta quinta-feira, 16. A festividade é realizada há 46 anos no município, sendo uma das celebrações religiosas mais importantes do ndário cultural paraense. Esse será o primeiro registro de Bem Imaterial feito integralmente pelo Executivo, seguindo a política de registro da Lei 1.852/2009.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.