Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Quaest: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é maior entre mulheres, pretos e nordestinos


Quaest: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é maior entre mulheres, pretos e nordestinos

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) é maior na região Nordeste, entre as mulheres e entre as pessoas com menor escolaridade.

No levantamento geral, sem recortes, o petista aparece com 46% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro, com 30%. Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; André Janones (Avante) com 2%; e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), com 1% cada.

Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%. Os indecisos representam 6%.

A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Recorte por região

No Nordeste, Lula lidera com 65% das intenções de voto; seguido por Bolsonaro, com 16%; Ciro, com 6%, e Tebet e Janones, com 1%. Na região, indecisos correspondem a 4% e brancos e nulos, a 6%.

Entre os entrevistados do Sudeste, 42% disseram que pretendem votar no petista, enquanto 31% afirmaram que devem votar no atual presidente. Ciro Gomes tem 7% das intenções de voto; Janones, 2%, e Tebet e Vera Lúcia, 1%. Na região, os indecisos correspondem a 7%, assim como os pretendem votar em branco ou nulo.

Na região Sul, Lula tem 38% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro. Ciro tem 8%, e Janones tem 2%. Tebet, Vera Lúcia e Pablo Marçal têm 1%. Na região, os indecisos correspondem a 4%; e votos brancos e nulos, a 5%.

No Norte, o atual presidente aparece com 42% das intenções de voto, e o petista, com 39%. Ciro vem na sequência, com 6%, seguido por Janones e Tebet, com 1%. Na região, os indecisos correspondem a 6% e brancos e nulos, a 7%.

Entre os entrevistados do Centro Oeste, Bolsonaro apresenta sua maior vantagem sobre Lula. O presidente aparece com 47% das intenções de voto, enquanto o petista, com 23%. Na região, Ciro tem 9%; Tebet, 4%; e Janones, 2%. Os indecisos correspondem a 5% e os brancos e nulos, a 7%.

Recorte por sexo

Entre as mulheres, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é maior. O petista aparece com 48%, e o atual presidente, 24%.

Ciro Gomes continua na terceira posição, com 7%; seguido por André Janones, com 2%; e por Simone Tebet, Vera Lúcia, e Pablo Marçal, com 1%.

As indecisas correspondem a 8% do eleitorado feminino. Brancos e nulos representam 7%.

Entre os homens, 44% dos entrevistados declararam que pretendem votar em Lula. Enquanto isso, 36% sinalizaram a intenção de votar em Jair Bolsonaro.

Ciro Gomes aparece com 6% das intenções; André Janones, com 2%; e Simone Tebet e Pablo Marçal, com 1%.

No recorte, indecisos correspondem a 6%, e brancos e nulos, a 3%.

Recorte por escolaridade

Entre os entrevistados com ensino fundamental completo, Lula tem a maior vantagem sobre Jair Bolsonaro.

O petista aparece com 58% das intenções de voto; o atual presidente, com 23%; Ciro Gomes, com 5%; e André Janones e Simone Tebet, com 1%. Indecisos correspondem a 5%, assim como os que pretendem votar em branco ou em nulo.

Entre os entrevistados com ensino médio completo, 42% disseram que pretendem votar em Lula, e 32%, em Bolsonaro. No recorte, 7% sinalizaram que devem votar em Ciro, e 2% em Janones. Tebet, Vera Lúcia e Pablo Marçal aparecem com 1% das intenções de voto. Indecisos correspondem a 6%, e brancos e nulos, a 8%.

Entre os entrevistados com superior completo, Lula fica atrás de Bolsonaro. O petista aparece com 35% das intenções de voto, enquanto o atual presidente tem 37%.

Ciro tem 9%; e Janones, Tebet, Vera Lúcia, Pablo Marçal, 1%. Indecisos correspondem a 6%, e brancos e nulos, a 7%.

Recorte étnico-racial

Entre os entrevistados identificados como pretos, Lula supera Bolsonaro por 60% das intenções de voto contra 22%. Ciro tem apenas 4%; Janones e Tebet, 1%. Indecisos correspondem a 4%, e brancos e nulos, a 5%.

Entre os pardos, o petista aparece com 50%, e o atual presidente, com 28%. Ciro aparece com 6%; Janones, com 2%, e Tebet, Vera Lúcia e Marçal, com 1%. Indecisos representam 5% no grupo étnico, enquanto brancos e nulos somam 6%.

Entre os identificados como brancos, a vantagem de Lula é menor. O petista aparece com 39% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro. No recorte, Ciro tem 7%; Janones tem 2%; Tebet, Vera Lúcia e Marçal tem 1%. 6% dos entrevistados brancos disseram estar indecisos, e 8% disseram que devem votar em branco ou em nulo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de junho, com 2 mil entrevistados.

O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03552/2022.

Debate

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.