Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,19/04/2024

  • A +
  • A -

Variante mais agressiva do HIV é descoberta na Holanda

A nova variante, identificada apenas como “variante VB”, é descrita como “altamente virulenta”


Variante mais agressiva do HIV é descoberta na Holanda

Uma variante altamente transmissível e potencialmente agressiva do vírus HIV foi identificada na Holanda e preocupa cientistas e as autoridades sanitárias de todo o mundo.

Pesquisas lideradas por equipes da Universidade de Oxford (Inglaterra) observaram que a “variante VB” (abreviação para “variante virulenta do subtipo B”) surgiu no país muito antes, no final dos anos 1980 e na década de 1990, se espalhando nos anos 2000, perdendo força posteriormente, mas agora está mais uma vez presente.

A “variante VB”, além de possuir maior carga viral no sangue em comparação com outros tipos de vírus, é mais transmissível e diminui rapidamente as células de defesa T-CD4 do corpo. Seu mapeamento foi feito nos últimos tempos e confirmada em 109 pessoas analisadas no estudo da equipe da universidade. A grande maioria dos infectados são da Holanda. Os pesquisadores detectaram também um caso na Suíça e outro na Bélgica.

COMBATE

Embora esteja mais uma vez presente e de sua característica agressiva, pesquisadores pontuam que já existem respostas ideais para combater a variante: testes e tratamentos. Em comparação com outros tipos de HIV, a variante VB é mais virulenta, transmissível e agressiva em pessoas que ainda não passaram por tratamento.

No segundo cenário, porém, quando o paciente foi submetido a tratamento, foi possível testemunhar a recuperação de células CD4 e indicadores de mortalidade semelhantes aos daqueles com outros tipos de HIV.







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.