Seja bem vindo
São Miguel do Guamá,28/03/2024

  • A +
  • A -

Banpará abriu 14 agências em 2021, alcançando 124 municípios


Banpará abriu 14 agências em 2021, alcançando 124 municípios

Um total de R$ 591,7 milhões foram pagos a mais de dois milhões de pessoas no Pará por meio dos benefícios sociais do governo do Estado, transferidos pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), que se tornou, durante a pandemia de covid-19, o elo entre a administração pública e a população. A instituição financeira também foi responsável por criar linhas de crédito para atender todos os segmentos da economia paraense, em especial as que tiveram mais dificuldades em desenvolver suas atividades.

O presidente do Banpará, Braselino Assunção, faz um balanço “extremamente positivo” do ano de 2021. “Foi cheio de desafios e superação, mas o banco consolidou sua importância para o Estado. Sem dúvidas, os principais destaques foram os pagamentos dos benefícios sociais que mitigaram os impactos negativos causados pela pandemia;  o lançamento de linha de crédito para financiar  projetos habitacionais destinados a atender os agentes de segurança pública do Estado, promessa de campanha do governador; e o lançamento da linha de crédito Banpará-Bio, que tem por objetivo incentivar e fomentar iniciativas produtivas de cunho mais sustentável e com menor impacto ambiental possível, o que podemos chamar de iniciativa produtiva verde, a fim de cumprir as diretrizes do Plano Estadual Amazônia Agora e, em caráter especifico, o Programa Territórios Sustentáveis”, relembra o titular da instituição.

Em 2021, instituição criou linhas de crédito com o objetivo de atender todos os segmentos da economia paraenseEm 2021, instituição criou linhas de crédito com o objetivo de atender todos os segmentos da economia paraense (Divulgação/Banpará)

Além disso, outra novidade implantada em 2021 foi a disponibilização de aplicativos que permitiram que as pessoas realizassem suas  transações bancárias sem a necessidade de se dirigirem a uma agência, com isso evitando aglomerações. Ao todo, foram inauguradas 14 agências no último ano, abrangendo 124 municípios do Estado e somando um total de 143 unidades. Nos últimos três anos, Braselino afirma que o governador do Estado, Helder Barbalho, inaugurou 36 novas agências, ou seja, média de uma por mês, e já estão prontas mais três para serem inauguradas no início do próximo ano. A meta é chegar ao final de 2022 nos 144 municípios do Pará, fazendo a bancarização – inclusão bancária – de toda a população deste Estado.

Outra conquista da instituição em 2021, e que é um dos objetivos para o ano que se inicia, é marcar presença entre os projetos sustentáveis. “No ano de 2021, além dos destaques já citados, o Banpará começou também a estruturar medidas que marcarão seu posicionamento na bioeconomia. Partimos da premissa, já amplamente conhecida e incorporada pelo governo do Estado, de que a bioeconomia é um dos pilares do nosso desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o banco assumirá seu papel de banco público estratégico apoiando o ecossistema de inovação da Amazônia por meio do Programa BiolnovaTech”, adianta o presidente.

Este programa consiste em uma série de mecanismos para marcar a atuação do Banpará como provedor de investimentos verdes de impacto social, ambiental e econômico no Pará, valorizando a geração de conhecimento, a retenção de capital humano e a exploração sustentável da biodiversidade, com vistas a mitigar a geração de dióxido de carbono (CO2) e favorecer a geração de renda local de maneira justa e sem agredir a natureza.

Para saber mais sobre os serviços do Banpará, acesse o site.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login