Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,19/04/2024

  • A +
  • A -

Paraenses conhecerão hoje o cartaz oficial do Círio 2021


Paraenses conhecerão hoje o cartaz oficial do Círio 2021

A atenção dos paraenses, como também de outros fiéis em cidades brasileiras e em outros países, vai estar voltada, a partir das 18 horas desta segunda-feira (31), para a Basílica Santuário de Nazaré, no centro de Belém, onde será apresentado o cartaz oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021. A apresentação desse símbolo que marca os preparativos para a festa maior do Pará reunirá o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e dirigentes da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), entre os quais o presidente, padre Luiz Carlos Gonçalves, também reitor da Basílica Santuário, e o coordenador da DFN, Albano Martins.

O evento será precedido pela Missa de Coroação de Nossa Senhora e a Subida ao Glória - a imagem original de Nossa Senhora será recolocada nos altos do altar-mor da Basílica Santuário,  de onde foi retirada e colocada bem perto dos fiéis no dia 23 de maio até hoje (31). O tema do Círio 2021 é  “O Evangelho da Família na Casa de Maria”.

Ao contrário de 2020, o lançamento do cartaz do Círio 2021 voltará a ter a presença dos fiéis na Basílica Santuário - a apresentação foi virtual no ano passado. Porém, desta vez, os devotos poderão estar presentes na missa presidida por dom Alberto Taveira Corrêa e acompanhar a cerimônia de Subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória. Serão respeitadas as recomendações atuais dos órgãos de saúde e as limitações de público da Basílica.

Esses momentos fazem parte do Mês Mariano, envolvendo uma série de eventos comemorativos dos 15 anos da elevação da Basílica de Nazaré em Basílica Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém, ocorrido em 31 de maio de 2006. Será obrigatório o uso de máscaras, e haverá aferição da temperatura na entrada do Santuário. No interior da Basílica, os fiéis precisarão guardar distanciamento social, e não serão permitidas aglomerações em frente ao altar. A DFN informa que, assim como no ano passado, segue suspensa a apresentação e distribuição dos cartazes na Praça Santuário, ocorrida pela última vez em maio de 2019.A cerimônia também poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Círio, o Canal do Círio no Youtube; pela TV Nazaré; e pelas redes sociais da Basílica Santuário.

 

"O cartaz marca o início do Círio; é muito gostosa a expectativa de todos para se saber como vem o cartaz e como virá a santa na berlinda", afirma a assistente social Rozeana Oliveira, 49 anos, moradora do bairro Curió-Utinga. "O cartaz do Círio tem que estar na porta de casa, caso contrário não é o Círio", observa, destacando que esse símbolo da festa mariana funciona como instrumento de evangelização, tanto em papel como nas redes sociais. Em uma frase, a devota revela seu pedido e de muita gente neste Círio 2021:"Vacina para todos". TradiçãoFixar o cartaz do Círio em casas e em estabelecimentos é uma das mais antigas tradições dos paraenses, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. O cartaz funciona como instrumento de evangelização e divulgação da Festa.

O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente, as peças eram elaboradas à mão para impressão. Atualmente, o Cartaz é produzido a partir de fotografias. Do dia 2 de junho em diante, o cartaz estará disponível para venda na rede de farmácias Reinafarma, supermercados Líder e Formosa, além de outros locais ainda a serem definidos. Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10,00. “O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN)”, reitera Albano Martins. Como repassa a DFN, pelo 30º ano consecutivo, a criação do cartaz é da agência Mendes Comunicação e tem fotografia de Walda Marques.Esta é a terceira vez que Walda fotografa a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para o cartaz do Círio. A primeira foi em 2005 e a segunda em 2014. O convite foi feito pelo casal coordenador do Círio 2021, Albano e Ana Paula Martins. “Sou muito grata pelo convite, de poder receber a imagem de Nossa Senhora aqui no meu estúdio, com saúde, e repartir meu trabalho com tanta gente.

O cartaz de 2005 tem a água e o Glória em destaques, já o de 2014 trouxe o oratório. A expectativa é grande para o deste ano”, destaca a fotógrafa. “A escolha de Walda Marques foi baseada em seu talento, portfólio maravilhoso, inclusive já tendo feito outros trabalhos com a DFN e, também, pela sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré. O cartaz deste ano é muito oportuno, prometemos uma grande surpresa e acreditamos que será um dos cartazes mais bonitos dos últimos anos, e, ainda, permanecerá em exposição na Praça Santuário por uma semana após a sua apresentação”, esclarece Albano Martins, coordenador da DFN.

Subida

A cerimônia e Descida e de Subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré. Esse momento marca o Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornará ao Glória pelas mãos de alguns membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Círio

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.A Festa de Nazaré tem patrocínio de Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Esamaz, Alubar e Gráfica Miriti.Como apoiadores master Imerys Rio Capim, Equatorial Energia e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra, Citropar, Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Du Bairro Atacado e Varejo, Fátima Petrola, Rommanel e Jefferson. Canais para assistir as transmissões: TV CÍRIO – www.youtube.com/tvcirio TV NAZARÉ – CANAL 30 Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare

 

Fonte: Eduardo Rocha/OLiberal




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.