Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia apreende quase uma toneladas de pirarucu no bairro do Tenoné, em Belém


Polícia apreende quase uma toneladas de pirarucu no bairro do Tenoné, em Belém

No final da tarde desta sexta-feira, 14, uma carga com cerca de uma tonelada de pirarucu da espécie “Arapaima gigas”, foi apreendida, a carga estava sendo transportada de forma inadequada e o alimento comercializado sem procedência.

O produto aprendido pela Adepará constatou diversas irregularidades sanitárias quanto ao transporte e comercialização de pescado salgado, o pescado estava sendo transportado no interior de um veículo tipo kombi e na carroceria de uma caminhonete D20, embalados apenas com lonas plásticas. O produto foi inutilizado e encaminhando para destruição em digestor de indústria de reciclagem de resíduos de origem animal

“Anualmente, uma em cada 10 pessoas adoecem por doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e ao consumir um produto sem inspeção o consumidor corre o risco de se contaminar com bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus), causadoras de diarreia, vômito e infecção que podem levar a morte. Além disso, estabelecimentos clandestinos incorrem em crimes fiscais e ambientais.

Segundo a Adepará, os alimentos de origem animal devem obrigatoriamente ser comercializados com rotulagem e embalagem aprovada pelo Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal. 

Para garantir que o produto foi fabricado e armazenado conforme as legislações vigentes, o consumidor deve conferir o rótulo da embalagem, se este contém o selo de inspeção. O selo pode ser:

- do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
- do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará
- de Registro Artesanal da Adepará
- do Serviço de Inspeção Federal (SIF)
- ou do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi)




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.