Seja bem vindo
São Miguel do Guamá,29/03/2024

  • A +
  • A -

Pegadas de 140 milhões de anos são encontradas no MS


Pegadas de 140 milhões de anos são encontradas no MS

Uma pesquisa realizada na cidade de Nioaque, no Mato Grosso do Sul, revelou a presença de pegadas de dinossauros que caminharam na região há 140 milhões de anos. Os cientistas do Serviço Geológico do Brasil e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda encontraram fósseis de um animal dentro de uma toca fossilizada. A pesquisa foi publicada no Journal of South American Earth Sciences.

De acordo com os cientistas, ainda não é possível dizer a quais espécies as pegadas pertencem, mas a equipe identificou que elas são de dinossauros terópodes (carnívoros) e ornitópodes (herbívoros). Isso foi possível porque essas duas espécies tinham patas de formatos diferentes, o que se reflete nas pegadas. 

Segundo o especialista, as pegadas dão pistas do tamanho dos dinossauros

O pesquisador Rafael Costa da Silva, especialista em pegadas fósseis, explica como identificar cada tipo de dinossauro: “Os herbívoros, como os ornitópodes, tem dedos mais arredondados, e a ponta parece um casco. Os terópodes têm um pé de galinha típico, com três dedos e garras nas pontas”. Segundo o especialista, as pegadas dão pistas do tamanho dos dinossauros que tinham de um a seis metros de comprimento.

A descoberta fez com que os pesquisadores mudassem a classificação geológica do local. Até, então, acreditava-se que as rochas dessa região eram de origem glacial, formadas há 300 milhões de anos. Naquela época, o território onde hoje é o Brasil estava deslocado para o sul do globo, próximo à Antártida. Esse período é conhecido como Carbonífero. Foi só 100 milhões de anos depois que o movimento das placas tectônicas começou a levar os continentes à localização atual.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login