Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,16/04/2024

  • A +
  • A -

Descoberta do primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano


Descoberta do primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano

Nesta quarta-feira, 25, completou um ano da descoberta do primeiro caso de covid-19 no Brasil. Naquele momento, a pandemia do coronavírus já era manchete dos jornais e o colapso no sistema de saúde italiano assustava o restante dos países, inclusive os brasileiros, foi então que, nesta data, o Hospital Israelita Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, divulgava o laudo do paciente que apresentava sintomas de gripe e tinha acabado de voltar de uma viagem à Itália.

Na época, o primeiro diagnosticado com covid-19 no B tinha 61 anos, residente em São Paulo e havia voltado de uma viagem pela Itália, onde permaneceu entre os dias 9 e 21 de fevereiro. O então ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso numa coletiva de imprensa na manhã do dia 26 deste mês.

O paciente apresentava desconfortos como tosse, febre, dor de garganta e coriza. Depois de avaliado pelos médicos, como não mostrava sinais de complicação, foi liberado para continuar o tratamento em casa, com orientações de quarentena bastante restritas. Seu estado clínico era checado várias vezes ao dia por meio de conversas telefônicas e mensagens de WhatsApp.

Apesar do primeiro ter sido detectado de forma oficial, pesquisas decorrentes divulgadas a partir de maio de 2020 revelaram que o vírus já circulava pelo país muito antes do dia 24 de fevereiro. Com as aglomerações e sem medidas restritivas, o vírus passou a criar cadeias de transmissão país adentro.

Com informações da BBC




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.