Assunto Padre Robson volta a ser notícia com possível reabertura de processo

Por Alexandre Meireles 22/02/2021 - 21:51 hs

O Fantástico deste domingo (21) teve acesso a centenas de mensagens de áudio apreendidas no celular do Padre Robson de Oliveira, da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). São reuniões gravadas secretamente pelo próprio padre. Segundo os investigadores, todas as conversas que você ouve na reportagem em vídeo passaram por perícia técnica que comprovou ser mesmo o padre falando. O material foi apreendido em uma operação do Ministério Público, em agosto do ano passado.

Em agosto do ano passado, segundo o Ministério Público de Goiás, crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e falsidade ideológica teriam sido cometidos em associações criadas pelo Padre Robson e ligadas à igreja. O montante suspeito, segundo os investigadores, seria de 2 bilhões de reais movimentados em dez anos, incluindo fazendas, um avião e uma casa de praia - tudo conseguido com o desvio das doações feitas por empresas e fiéis. Em outubro, o Tribunal de Justiça de Goiás decidiu trancar a investigação.

Agora, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, vê motivos para retomar a investigação: "a gente está vendo com clareza obstrução de Justiça, nós estamos vendo tráfico de influência, lavagem de dinheiro, organização criminosa. Uma ação de uma quadrilha que se apoderou de uma igreja", disse em entrevista ao Fantástico. O Ministério Público agora insiste no destrancamento da ação.