Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vaticano admite que Papa sabia de ‘rumores’ sobre bispo pedófilo


Vaticano admite que Papa sabia de ‘rumores’ sobre bispo pedófilo

Vaticano divulgou um relatório negando ter acobertado o abuso sexual de menores praticado pelo clérigo Theodore McCarrick. O sacerdote foi alçado ao cargo de cardeal, um ano depois de ter sido nomeado arcebispo de Washington, nos Estados Unidos, pelo papa João Paulo II, que segundo o Vaticano, sabia dos rumores sobre sua conduta. As informações são da Veja.

No relatório, a Santa Fé reconhece que a ascensão ao poder de McCarrick foi somente possível porque a Igreja errou ao considerar as informações sobre os crimes como meros “rumores”.

A investigação foi realizada a pedido do papa Francisco. O documento de 450 páginas, é baseado em mais de 90 entrevistas de testemunhas, além de consultas aos arquivos disponíveis.

Segundo o documento, a primeira denúncia oficial de pedofilia contra McCarrick foi feita apenas em 2017, após a denúncia de um homem que acusou o cardeal de abuso sexual nos anos 1970.

McCarrick era influente em Washington. Por décadas, ele desempenhou um papel fundamental na arrecadação de fundos para a Santa Sé por ricos doadores americanos. Em 2018, ele foi julgado e considerado culpado por ter abusado de seminaristas menores de idade. Sua punição foi perder o título de cardeal. No ano seguinte, ele foi destituído do sacerdotismo. 

O ex-cardeal, que vive desde setembro de 2018 na pequena cidade de Victoria, no estado americano do Kansas, foi acusado sucessivamente de abusar sexualmente de outros menores e de ter relações com seminaristas que convidava para ir a sua casa de praia em Nova Jersey por muitas décadas.

ACOBERTAMENTO

A denúncia e a condenação fazem parte da política iniciada por Francisco contra a “cultura do acobertamento” de abusos na hierarquia da Igreja Católica.

De acordo com o relatório, quando a primeira acusação de abuso sexual tornou-se publica, a resposta de Francisco “foi imediata”.

(DOL)





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.