Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mundo ultrapassa 50 milhões de casos de Covid-19 e países retomam Lockdown


Mundo ultrapassa 50 milhões de casos de Covid-19 e países retomam Lockdown

Segundo um levantamento da Universidade Johns Hopkins, o mundo ultrapassou, neste fim de semana, os 50 milhões de casos do novo coronavírus. Ao todo são mais de 50,7 milhões de infectados pela covid-19 e 1,2 milhão de mortos.

Nesta segunda-feira, 9, os Estados Unidos registraram 10 milhões de contaminações pelo vírus e 237 mil mortes. O país segue como o mais afetado pela doença, seguido de Índia (8,5 milhões e 126 mil, respectivamente) e Brasil (5,6 milhões e 162 mil).

A escalada no número de casos em âmbito mundial ocorre em meio a uma nova onda de fechamentos em massa. Na Europa, por exemplo, vários países estão retomando restrições com o intuito de conter o avanço da pandemia. 

Reino Unido, França e Itália são algumas das nações que decidiram adotar o lockdown pela segunda vez. De acordo com levantamento da CNN, ao menos 20 países adotaram algum meio de restrição contra o avanço da Covid-19.

Confira abaixo lista dos países em fechamento:

Reino Unido:  em 31 de outubro, o Reino Unido decretou lockdown por um mês após alta em novos casos de coronavírus

Estabelecimentos comerciais não essenciais ficaram fechados, caso de serviços de lazer, entretenimento, além de bares e restaurantes -- com exceção de entrega.

País de Gales: um lockdown de duas semanas começou em 23 de outubro - e termina nesta segunda-feira (9). Apenas trabalhadores essenciais puderam circular.

República Tcheca: um decreto do governo limita a “livre movimentação” dos cidadãos.

França: iniciou um novo lockdown em 30 de outubro. As medidas preveem o isolamento total, exceto para comprar itens essenciais, procurar ajuda médica e fazer uma hora diária de exercício físico. 

Um certificado para transitar no país é solicitado à população. Diferentemente das restrições de março deste ano, a maioria das escolas permanecem abertas. As restrições permanecerão em vigor até 1º de dezembro.

Espanha: em 25 de outubro, o governo espanhol entrou em um novo estado de emergência. Entre as medidas estão restrições de viagens entre determinadas regiões e toques de recolher noturnos locais.

Irlanda: o país adotou lockdown em 21 de outubro. A medida prevalecerá por seis semanas, com final previsto para o início de dezembro deste ano. 

Irlanda do Norte: no dia 14 de outubro, o governo decretou o fechamento por duas semanas de escolas e de restaurantes por quatro semanas.

Holanda: restaurantes, cafés e bares em seis regiões holandesas estão enfrentando restrições desde 21 de setembro.

Bélgica: em 19 de outubro, o governo ordenou que bares e restaurantes fossem fechados por quatro semanas. Além disso, um toque de recolher começou a funcionar no mesmo dia.

Alemanha: em 29 de outubro, a primeira ministra Angela Merkel anunciou um novo lockdown para conter o avanço do vírus. Os alemães, a partir de 2 de novembro, estão sendo aconselhados a ficar em casa e evitar deslocamentos. Contatos sociais estão limitados a apenas habitantes de duas residências diferentes e os encontros devem ser ao ar livre. Escolas e creches permanecem abertas, mas medidas de higiene rigorosas.

Finlândia: no dia 1º de outubro, o governo finlandês introduziu um toque de recolher com início à 1h da madrugada.

Itália: em 4 de novembro, o primeiro-ministro italiano anunciou um lockdown parcial nas regiões mais populosas da Lombardia, como a capital financeira de Milão. O decreto publicado, que entrou em vigor em 6 de novembro, divide o país em três bandeiras (amarelo, laranja e vermelho), de acordo com a situação epidemiológica de cada região. Nas áreas vermelhas, pessoas só poderão deixar suas casas para trabalhar, para procurar atendimento médico ou outras emergências.

A Toscana, que inclui as cidades de Florença e Siena, Liguria, Abruzzo, Umbria e as regiões do sul da Basilicata se tornarão "zonas laranja", onde bares e restaurantes estão fechados. A população pode transitar dentro de suas cidades, mas viagens intermunicipais estão vetadas.

Austrália: após 11 novos casos de coronavírus serem contabilizados em 14 de outubro, a Austrália retardou a flexibilização da pandemia do novo coronavírus. Restaurantes, comércio, cerimoniais entre outros setores foram novamente fechados. 

Portugal: os portugueses retomaram ordem de "fique em casa" na maior parte do país: o governo de português anunciou, em 31 de outubro, que grande parte do país retornaria ao lockdown para conter a proliferação da Covid-19. Assim, os cidadãos poderão sair somente para serviços essenciais, como trabalho, escola ou compras. A regra começou a valer a partir de 04 de novembro.

Os restaurantes podem continuar a funcionar, mas com capacidade limitada e horário limitado até às 22h30. Todos os estabelecimentos comerciais também devem seguir o horário limite de abertura, que é às 22h30.

Dinamarca: em 22 de outubro, a primeira ministra Mette Frederiksen anunciou a redução do limite de reuniões públicas de 50 para 10 pessoas e a proibição da venda de álcool após às 22h. O país nórdico também tornou o uso de máscaras obrigatório em todos os espaços públicos fechados, como supermercados.

Partes da Dinamarca enfrentam medidas novas e mais rígidas de lockdown após autoridades de saúde descobriram uma nova linhagem do novo coronavírus  em visons – espécie de mamífero que se assemelham às doninhas.

Islândia: o país endureceu suas restrições para conter um aumento nas infecções por coronavírus, reduzindo seu limite de reuniões públicas de 20 para 10 pessoas e suspendendo atividades esportivas e apresentações de palco. A medida entrou em vigor em e permanecerá até dia 07 de novembro, medida válida até 17 de novembro. 

Grécia: a segunda maior cidade do país, Thessaloniki, junto com a cidade de Larissa e a região de Rhodope, entrou em lockdown desde 30 de outubro. O país começou um fechamento nacional com duração de três semanas desde 7 de novembro.

Noruega: os noruegueses foram instados a "ficar em casa o máximo possível" desde 7 de novembro. Restrições incluem fechamento de bares e restaurantes à meia-noite.

Áustria: o país entrou em seu segundo lockdown nacional, que inclui toque de recolher das 20h às 6h e fechamento de instalações de lazer.

Suécia: anunciou que vai aumentar as restrições em três regiões adicionais, incluindo a limitação de reuniões em bares e restaurantes a oito pessoas.

Fonte: CNN Brasil




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.