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São Miguel do Guamá,03/05/2024

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Porsche Cayenne GTS 2025 ganha mais potência e suspensão esportiva do Turbo GT

Último membro da família Cayenne enfim chega à terceira geração equilibrando conforto e esportividade

cnn brasil
Porsche Cayenne GTS 2025 ganha mais potência e suspensão esportiva do Turbo GT

Porsche Cayenne está completamente renovado. A montadora alemã apresentou a terceira geração no ano passado, mas entre todas as novidades ficou faltando a versão GTS, que finalmente foi atualizada.

Ela não é tão potente e amiga do meio ambiente quanto a versão Turbo S E-Hybrid, tão pouco é voltada para o desempenho como a Turbo GT. Mas também não é tão básica como a variante S, o que coloca o Cayenne GTS exatamente na posição mais intermediária da linha, sendo ideal para quem busca conforto, mas ainda quer sentir um pouco da esportividade de um Porsche.

Disponível nas versões cupê e SUV, o Cayenne GTS acompanha todas as novidades estéticas que chegaram com a terceira geração, mas adiciona elementos visuais próprios, como o para-choque integrado às grandes entradas de ar nas extremidades, que tem um formato semelhante ao do Tubo GT.

Como padrão, o Cayenne GTS ainda recebe o novo pacote Sport Design, que adiciona elementos em Black Piano na carroceria, onde na geração anterior eram na cor da carroceria. Há ainda as RS Spyder Design de 21’’ com acabamento em antracite, novos escapamentos com pintura em bronze escuro e pinças de freio vermelhas. Para a carroceria cupê, há ainda uma asa traseira adaptativa.

Na cabine, não há grandes mudanças. A microfibra Race Tex na cor preta aparece em boa parte do acabamento e contrasta com as costuras vermelhas. Assim como nas demais versões, há um painel de instrumentos digital curvado e uma central multimídia que pode ser integrada a uma terceira tela exclusiva para o passageiro. Por fim, o sistema de som Bose Surround é padrão na versão GTS.

Mas a principal novidade está sob o capô. O motor V8 4.0 biturbo ganhou uma melhoria significativa de 40 cv e 4 kgfm, e agora gera 500 cv e 67,3 kgfm. São valores que garantem uma boa distância para o Cayenne S de entrada de 474 cv, enquanto não chega nem perto das variantes mais caras, Turbo GT e Turbo S E-Hybrid, que ultrapassam a casa dos 600 cv.

O V8 está exclusivamente acoplado a transmissão automática Tiptronic S de oito marchas. Com isso, o Cayenne GTS faz de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 4,6 s e pode continuar acelerando até os 275 km/h. O sistema Porsche Traction Management garante que a força seja entregue a todas as rodas e, de maneira parecida com a versão Turbo GT, possui um circuito de refrigeração independente, aumentando a durabilidade durante uma condução mais esportiva.

A suspensão é pneumática de duas câmeras e ganhou um tratamento especial para a versão GTS, ficando 10 mm mais baixa que as versões mais baratas. A direção foi melhorada utilizando os mesmos rolamentos de pivô do Turbo GT.

Há também sistema de vetorização de torque padrão (Porsche Torque Vectoring Plus), mas o sistema de estabilização ativa dos rolamentos (Porsche Dynamic Chassis Control) é opcional. Quem quiser melhorar um pouco mais o desempenho, pode optar por um dos três pacotes esportivos de redução de peso, que podem fazer o GTS ficar até 25 kg mais leve.

A estreia do Cayenne GTS acontecerá no segundo semestre nos EUA. O modelo parte dos U$ 124.900 (cerca de R$ 640 mil) na carroceria tradicional e dos U$ 129.500 (mais de R$ 660 mil) para o cupê. No Brasil, ele ainda não está confirmado, mas existe a possibilidade de chegar em 2025.




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