Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Esfaqueamento de bispo em igreja de Sydney foi “ato terrorista”, diz polícia

Autoridades dizem que ato foi premeditado, mas parece ter sido isolado

cnn brasil
Esfaqueamento de bispo em igreja de Sydney foi “ato terrorista”, diz polícia

A polícia australiana disse que o esfaqueamento que feriu um bispo e um padre em uma igreja em Sydney foi um ato terrorista”, apenas dois dias depois de a cidade australiana ter sido abalada por um esfaqueamento em massa num movimentado centro comercial.

O Bispo Mar Mari Emmanuel estava presidindo um culto que estava sendo transmitido ao vivo na Igreja Cristo Bom Pastor, no subúrbio oeste de Wakeley, quando um agressor foi visto avançando em sua direção. Vários paroquianos tentaram imediatamente intervir enquanto gritos podiam ser ouvidos na igreja.

Membros do público contiveram o suposto agressor no local, de acordo com a polícia de Nova Gales do Sul. A polícia então chegou e prendeu o suspeito, posteriormente identificado como um menino de 16 anos, que foi levado ao hospital sob custódia e passou por uma cirurgia devido aos ferimentos sofridos durante o ataque. A polícia inicialmente disse que ele tinha 15 anos.

A comissária de polícia de Nova Gales do Sul, Karen Webb, disse aos repórteres nesta terça-feira (16) que a polícia acredita que o ataque foi premeditado.

“Alegaremos que [o suspeito] compareceu àquela igreja armado com uma faca e esfaqueou o bispo e o padre… Acreditamos que há elementos que estão satisfeitos em termos de extremismo de motivação religiosa”, disse ela.

Um homem de 53 anos ficou com cortes na cabeça e um homem de 39 anos, que ficou ferido após tentar intervir, sofreu cortes e um ferimento no ombro, disse a polícia. Ambos foram atendidos por paramédicos e levados ao hospital.

“Eles têm sorte de estarem vivos”, disse Webb.

Em comunicado, a Igreja Cristo Bom Pastor disse que o Bispo Emmanuel sofreu vários golpes na cabeça e no corpo. O pároco padre Isaac Royel também ficou ferido, mas ninguém mais dentro da igreja se machucou disse.

Charbel Saliba, vice-prefeito de Fairfield City, um subúrbio do oeste de Sydney, disse à CNN que Emmanuel era bem conhecido na comunidade local.

Enquanto o bispo sangrava, “ele colocou a mão no homem que o esfaqueou e disse algo como: ‘Que o Senhor Jesus Cristo o salve’”, disse Saliba, citando uma testemunha.

Motim do fora da igreja

O vídeo do ataque se espalhou rapidamente nas redes sociais, fazendo com que membros furiosos da comunidade se dirigissem para a igreja, disse a polícia. As imagens mostraram cenas caóticas enquanto pessoas jogavam objetos contra carros da polícia.

Webb, o comissário de polícia, condenou a multidão “descontrolada” que se reuniu logo após a chegada dos policiais e socorristas ao local, chamando sua conduta de “totalmente inaceitável”.

“As pessoas convergiram para aquela área e começaram a atacar a polícia. As pessoas usaram o que estava disponível na área, incluindo tijolos, concreto, estacas, para atacar a polícia e lançar mísseis contra a polícia, além de equipamentos policiais e veículos policiais”, disse Webb.

O comissário de ambulâncias de Nova Gales do Sul, Dominic Morgan, disse que os paramédicos e a polícia foram forçados a recuar para dentro da igreja, onde ficaram escondidos por três horas e meia enquanto multidões se revoltavam do lado de fora.

“Esta foi uma situação em rápida evolução, onde as multidões passaram de 50 para centenas de pessoas num período de tempo muito rápido. Nossos paramédicos ficaram diretamente sob ameaça”, disse ele.

“Seis dos nossos paramédicos não puderam sair daquela instalação por medo da sua própria segurança. Faço eco às palavras do comissário de polícia. Isso é ultrajante.”

A ambulância de Nova Gales do Sul tratou 30 pacientes, disse Morgan, incluindo sete que foram levados ao hospital. Cerca de 20 foram tratados pelos efeitos do spray de pimenta.

Cerca de 20 veículos policiais foram danificados e 10 foram considerados inutilizáveis, disse a polícia.

Na sua declaração, a Igreja apoiou a resposta da polícia, dizendo que os agentes tomaram “medidas necessárias” quando espectadores e visitantes que vieram expressar o seu apoio ao bispo recusaram “numerosos” pedidos de saída da polícia e do clero.

A Igreja “categoriza este ataque como isolado” e “denuncia retaliações de qualquer tipo”, acrescentou.

O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, disse que as cenas eram “perturbadoras” e convocou uma reunião na segunda-feira (15) com líderes religiosos representando diferentes comunidades religiosas em todo o oeste de Sydney.

O suspeito, que não foi identificado, não estava em nenhuma lista de observação terrorista, disse o comissário de polícia Webb. A polícia acredita que ele agiu sozinho, mas enfatizou que a investigação está em fase preliminar.

Webb disse que a polícia conversou com os pais do menino, mas não pôde fornecer detalhes específicos da conversa.

O incidente ocorre logo depois que seis pessoas morreram e várias outras ficaram feridas, incluindo um bebê de 9 meses, em um ataque com faca em Westfield Bondi Junction, em Sydney, no sábado (13).

A polícia australiana disse na segunda-feira que o agressor em Bondi, Joel Cauchi, de 40 anos, pode ter mulheres como alvo.

Cinco mulheres estavam entre os mortos naquele ataque. Outros doze ficaram feridos, oito dos quais permaneceram no hospital na segunda-feira em condições que variam de estáveis ​​a críticas.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.