Seja bem-vindo
São Miguel do Guamá,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Campanha 'Janeiro Roxo' busca casos de hanseníase em Ananindeua


Campanha 'Janeiro Roxo' busca casos de hanseníase em Ananindeua

O Pará teve 2.164 novos casos confirmados de hanseníase em 2019. O número é alto para uma doença que tem prevenção e tratamento gratuito na atenção básica do sistema de saúde pública. Para facilitar o atendimento das pessoas que têm dificuldade de chegar ao serviço de saúde, será realizada uma ação especial na manhã deste sábado no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

A ação será de será na Escola Maria de Nazaré, e será de testes e busca ativa dos casos de hanseníase. A iniciativa faz parte da campanha “Janeiro Roxo”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para conscientizar a população que a doença tem cura, e quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores são os resultados para o paciente.

Para realizar a campanha as equipes de agentes visitaram previamente 191 pacientes que tiveram hanseníase nos últimos dez anos no bairro do Icuí. O objetivo das visitas foi convidar as famílias para comparecerem neste sábado à escola para serem examinadas por médicos hansenólogos.

A programação vai oferecer, ainda, consultas, encaminhamento para consultas e exames especializados, teste rápido de HIV, hepatite B e C, e sífilis, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e emissão de cartão nacional do SUS.

Segundo o coordenador Estadual de Controle da Hanseníase, Bruno Pinheiro, “a ação é uma busca ativa de casos novos de hanseníase a partir de pessoas que tiveram contato com doentes nos últimos anos, pois o certo é avaliar anualmente, por pelo menos cinco anos, a família dos casos diagnosticados, para evitar que o agravamento da doença cause incapacidade física e deixe sequelas para o resto da vida. Portanto, o cuidado não pode se restringir ao paciente”, explica.

A programação inclui atividades educativas e exames clínicos para diagnóstico da doença. “As palestras educativas são importantes para mostrar os principais sinais e sintomas da hanseníase, e ensinar às pessoas o autoexame, para identificação de lesões de pele suspeitas de hanseníase”, ressalta Bruno Pinheiro.

Para mostrar como esse trabalho da busca ativa vem dando resultado ele apresenta os resultados da última ação, realizada no dia 18 de janeiro nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme e Cabanagem, na qual foram encontrados 74 casos suspeitos de hanseníase, dos quais três tiveram diagnóstico confirmado na mesma hora por médicos especialistas.


Sinais e sintomas - A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta nervos e pele. Os principais sinais e sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda e alteração de sensibilidade ao quente ou frio, ao toque, à dor, na área da mancha; áreas com diminuição dos pelos e suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e “agulhadas” em braços e pernas; inchaço de mãos e pés, dificuldade de fechar os olhos, perda de força em mãos e pés; feridas na planta dos pés; caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

O diagnóstico e o tratamento da hanseníase estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Rede Básica de Saúde. “O tratamento dura seis meses nos casos iniciais, e 12 meses nos casos mais complicados. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente”, informa Bruno Pinheiro.

Tratamento - Para casos que requeiram intervenções de média complexidade, o Estado dispõe de três Unidades de Referência Especializadas (URE), para onde os pacientes são encaminhados: URE Marcello Cândia, em Marituba; URE Demétrio Medrado, em Belém, e em Santarém (na região oeste). Todas elas oferecem, além do diagnóstico e tratamento, reabilitação aos pacientes, e funcionam sem lista de espera para atendimento.

Além de trabalhar no controle da doença, a Sespa, juntamente com as secretarias Municipais de Saúde, atua na reabilitação, reinserção social e laboral, e ainda no combate ao preconceito contra as pessoas com a doença. Quem está em tratamento não transmite a doença e pode levar uma vida normal.

Serviço: Campanha “Janeiro Roxo” de combate à hanseníase será neste sábado, 25, de 8 às 12h na Escola Maria de Nazaré, na Rua São Pedro, bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.